No nono dia de jejum Luiz Cappio passa a ingerir soro caseiro

O frei entra em seu nono dia de jejum e passou a ingerir soro caseiro para equilibrar o estado físico do organismo. Em São Paulo, movimentos sociais organizados no “Grito dos Excluídos”, fazem hoje, dia 6, um ato na Praça da Sé, em apoio ao bispo Luiz Cappio.

Desde ontem, dia 5, o bispo da diocese de Barra (BA), Dom Luiz Cappio, passou a ingerir soro caseiro, com a mesma receita da Pastoral da Criança. Em jejum desde o dia 27 de novembro ele se alimentava apenas com água. A mudança acontece para equilibrar o estado físico por mais tempo.

No final da manhã de ontem Cappio recebeu atendimento médico e teve a orientação de ingerir a média de dois litros de soro por dia. Segundo o médico Rogério Leal, que o atendeu, o soro serve para repor glicose, potássio e sódio, e dessa forma evitar a desidratação. A receita do soro é a mesma da Pastoral da Criança e será preparado no mesmo local onde o frei mantém o jejum.

Manifestações

Em várias partes do país continuam as manifestações em apoio a Dom Luiz Cappio, que faz jejum desde o dia 27 para tentar barrar as obrar de transposição do Rio São Francisco. Hoje, dia 6, em São Paulo, movimentos sociais organizados no Grito dos Excluídos realizam um ato público na Praça da Sé, às 18 horas. Clique aqui e veja o cartaz

Ontem, dia 5, mais de mil pessoas fecharam a ponte de Ibotirama (BA), na BR 242, que liga a Bahia ao Distrito Federal e outras regiões. Participaram da manifestação os movimentos que fazem parte da Via Campesina, além de comunidades quilombolas, geraizeiros, representantes da reserva extrativista Serra do Ramalho e pessoas ligadas à igreja.

Jejuns solidários

Mais um grupo de pessoas aderiu ontem ao movimento de jejuns solidários, que desde a semana passada já envolveram mais de 20 pessoas. Durante todo o dia, a coordenação nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT) está sem ingerir alimentos, como forma de apoio ao ato do Dom Luiz. Membros da Comunidade da Trindade, de Salvador (BA), devem jejuar amanhã.