Depois de agressão policial, manifestantes marcham até a Esplanada

Os 300 manifestantes que ocupavam a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) hoje de manhã estão sendo despejados violentamente pelo Batalhão Especial da Polícia Militar do Distrito Federal, que usa cavalos e cachorros para intimidar os manifestantes. Oito militantes foram algemados, presos, agredidos fisicamente e estão sem direito a advogados. Além disso, crianças foram separadas das mães durante o despejo.

O ato pacífico da Via Campesina é contra o leilão de concessão do aproveitamento energético da primeira hidrelétrica do Complexo Madeira, a Santo Antônio, que acontece hoje na Agência a portas fechadas. Atos como este acontecem em vários estados e fazem parte da jornada nacional de luta contra a privatização dos rios, em especial do Rio Madeira e São Francisco e contra a atuação das transnacionais no Brasil.

Os manifestantes seguem em marcha até a esplanada e continuam o protesto. Às 17h, na Nunciatura Apostólica, acontece um ato em solidariedade ao jejum de Dom Cappio, que completa hoje o 13º dia de greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco.