MST ocupa fazenda improdutiva em Valença, no Rio de Janeiro

A Fazenda São Paulo no Município de Valença foi ocupada na madrugada de sábado, dia 8, por 100 famílias organizadas pelo MST. A ocupação faz parte da estratégia do MST para acelerar o processo de desapropriação da área que já se encontra em estágio avaçado, só faltando o Poder Judiciário realizar a imissão da posse da área ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o que está previsto para acontecer nos próximos dias.

Segundo Luciana Miranda, militante do MST, a ocupação é um ato em solidariedade a D. Luiz Cáppio que se encontra a mais de onze dias em greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco. Ao mesmo tempo, é também um protesto contra a violência no campo e os assassinatos de Sem Terra.

“Cada vez que eles tirarem uma vida de um companheiro ou companheira, inúmeras fazendas serão ocupadas. Os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra não se acovardarão ante a aliança entre o latifúndio e o governo federal”, afirma Luciana.

Esta é a segunda vez que o MST ocupa o local. A primeira vez foi em agosto de 2005, mas o proprietário conseguiu a reintegração de posse da área –. Desde então, as famílias viviam acampadas às margens da BR-393. Com a ocupação da área pelos Sem Terra, na área, que ficou improdutiva durante muitos anos, será utilizada para produção de alimentos saudáveis.