Atentado a ônibus do MST mata um militante e deixa outro ferido em PE

Na madrugada do dia 12 de dezembro, dois ônibus do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que se dirigiam de Petrolina, no Sertão de São Francisco, para o município de Caruaru, foram atacados por homens armados, inicialmente com objetivo de assalto. Cerca de 120 trabalhadores rurais Sem Terra viajavam nos ônibus para participar do 17º Encontro Estadual do MST em Pernambuco, que aconteceu de 12 a 15 deste mês.

Os ônibus, que estavam identificados com bandeiras do MST, foram abordados à tiros nas proximidades do município de Cabrobó. A área, conhecida como Polígono da Maconha, é uma das regiões mais violentas do Sertão de Pernambuco.

Dênis Santana de Souza, 28 anos, dirigente do Assentamento Catalunha, foi atingido com um tiro na testa, e socorrido no hospital de Petrolina. Não resistiu e faleceu na noite de ontem, dia 17. Antônio Lopes, membro da Direção Estadual do MST em Pernambuco, também foi atingido com um tiro, mas já teve alta e passa bem.

Apesar da região ser conhecida pela violência, pela pistolagem e por seguidos assaltos a ônibus, as circunstâncias do atentado ao ônibus do MST não seguem os mesmos padrões dos assaltos “convencionais”, principalmente porque não houve nenhuma tentativa de parar o ônibus antes do ataque. Os pistoleiros já chegaram atirando, tentando parar o ônibus à bala.

Em nota, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, representando as mais de 40 mil famílias Sem Terra de Pernambuco, repudia qualquer ato de violência contra a vida humana. “Somos um Movimento de Camponeses e Camponesas que lutam por terra, vida e dignidade, e não vamos mais aceitar os seguidos atentados contra a vida de nossos companheiros e companheiras. Sejam as milícias armadas pagas por fazendeiros e empresas transnacionais no Sul do Brasil, que há cerca de um mês tiraram a vida do companheiro Keno, no Estado do Paraná; sejam os pistoleiros pagos por latifundiários e usineiros no Nordeste; nos comprometemos a lutar contra qualquer ato de violência e injustiça.”

O MST exige que a Policia Federal no estado de Pernambuco investigue o atentado de acontecido em Cabrobó e que os culpados por mais esse assassinato de Sem Terra sejam punidos.