BNDES financia empresa que prejudicou comunidades no PA

Da Radioagência NP

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 650 milhões para a Multinacional Americana Alcoa Alumínio S.A. A empresa pretende instalar uma unidade de produção de alumínio na refinaria Alumar, em São Luís (MA).

A refinaria custará um total de quase R$ 5 bilhões. Para conseguir o dinheiro, a Alcoa estabeleceu um acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Pará e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a respeito da licença ambiental e do programa de assentamento de comunidades de Juruti Velho, em Juruti (PA), onde a empresa explora o minério de bauxita.

A bauxita retirada de Juruti Velho, será processada na refinaria Alumar. As atividades da Alcoa em Juruti Velho deixam claras as irresponsabilidades de empresas multinacionais com os cuidados com o meio ambiente onde estas se instalam. De acordo com o procurador de justiça de Santarém (PA), Túlio Novaes, a instalação da empresa mudou o cenário da região.

“A empresa quando chegou na região de Juruti desestruturou completamente a vida social e econômica daquelas pessoas. O custo de vida em modo geral aumentou estupidamente pois foi nivelado conforme o poder aquisitivo dessas pessoas que vieram de fora. Não é só isso, em Juriti Velho, as construções dessas obras infra-estruturais causaram um impacto ambiental e social.”

De acordo com a Secretária do Meio Ambiente do Pará, a empresa deverá investir em Unidades de Conservação Ambiental para compensar os danos causados em Juruti. A Secretaria informa também que foram sanados alguns impactos ambientais causados na região.