CUT repudia ação da Brigada na Fazenda Guerra

CUT-RS

A Central Única dos Trabalhadores repudia a força de segurança do Rio Grande do Sul. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi surpreendido pela Brigada Militar (BM) na manhã desta quinta-feira.

Eles tinham um mandado de busca e apreensão de um anel de R$ 200, uma máquina fotográfica e um relógio de pulso, referentes à ocupação simbólica da Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul, na última segunda-feira.

O secretário de Segurança Pública, autorizado pela governadora Yeda Crusius, deu ordens para que os policiais entrassem à força no assentamento.

A CUT se solidariza com o MST neste momento, na medida em que condena a violência e lamenta o modo como a governadora Yeda Crusius vem administrando a questão das lutas do MST.

A CUT manifesta todo o seu apoio à luta do MST pela Reforma Agrária e repudia a violência que impera contra o povo pobre do RS.

A Central se mostra disposta a ajudar na divulgação das denúncias dos crimes contra os trabalhadores e trabalhadoras, tanto do campo quanto da cidade.

Entenda o caso

O secretário de Segurança Pública do Estado, José Francisco Mallmann, autorizou a Brigada Militar a invadir o assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Novo Sarandi, em Pontão. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 800 homens da Brigada já haviam invadido dois acampamentos do Movimento.

A Brigada também queria revistar os ônibus do Movimento que estavam dentro do assentamento do Incra, portanto, uma área federal. Os policiais haviam feito então um acordo com delegados da Polícia Civil e com o ouvidor da Segurança Pública, Adão Paiani.

No entanto a Brigada, por ordem do secretário de Segurança Pública, autorizado pela governadora Yeda Crusius, deu ordens para que os policiais entrassem à força no assentamento.

O secretário das Nações Unidas, que está na Alemanha, ligou para o secretário Mallman para saber como estava a situação. O secretário de Segurança, porém, não quis atender a ligação e mentiu, dizendo que a polícia já estava indo embora do local. Mallmann também prometeu colocar seu cargo à disposição, caso não conseguisse entrar à força no assentamento.