Augusto Boal é indicado para o Prêmio Nobel da Paz 2008

Fonte: Justiça Global

Após ter o método do Teatro do Oprimido aplicado em mais de 70 países, o criador da técnica, o diretor de teatro Augusto Boal, foi indicado para ser candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2008.

O Teatro do Oprimido tem o propósito de democratizar os meios de produção teatral e o acesso das populações oprimidas. O objetivo é transformar a realidade através de um diálogo a partir da sistematização de exercícios, jogos e técnicas teatrais. Inicialmente utilizado por camponeses e operários, hoje é amplamente aplicado por professores, estudantes, trabalhadores sociais e organizações não-governamentais em escolas, igrejas, teatros, prisões, entre outros.

Aos 77 anos, Boal é um dos mais importantes teatrólogos atuantes hoje no Brasil. Na década de 1970, criou o Teatro do Oprimido inspirado na obra do educador Paulo Freire e, desde então, vem desenvolvendo o método em vários países.

MST e Teatro do Oprimido

O teatro existe no MST como manifestação estética espontânea desde a origem do Movimento, juntamente com a música,a poesia e as artes plásticas. De forma organizada, o teatro ganha força a partir da parceria entre o MST e o Centro do Teatro do Oprimido (CTO), dirigido por Augusto Boal, iniciada em fevereiro de 2001. Com esta experiência, nasceu a Brigada Nacional de Teatro Patativa do Assaré, um grupo de militantes de vários estados do país, que tem a tarefa de formar novos multiplicadores e formar grupos nos acampamentos e assentamentos.

Hoje, existem cerca de 35 grupos de teatro do MST nas áreas de Reforma Agrária espalhadas pelo país.