Camponeses mexicanos marcham contra Nafta

A marcha de camponeses mexicanos contrários à liberação tarifária prevista no Tratado de Livre Comércio da América do Norte (TCLAN ou Nafta) chegou neste domingo (20) à cidade de Chihuahua. O ato integra a Campanha Nacional em Defesa da Soberania Alimentar “Sem milho não há país e sem feijão tampouco”.

De acordo com o Tratado, que entrou em vigor no primeiro dia deste ano, estão isentas todas as taxas de importação de produtos agropecuários (como feijão, açúcar, leite em pó e milho) dos Estados Unidos e Canadá. A campanha ainda exige a proibição do cultivo de milho transgênico no México.

Os camponeses exigem a renegociação do Tratado para proteger os grãos básicos, e a constituição de um projeto para o campo mexicano com base na produção de camponeses e indígenas.

A marcha saiu da cidade de Ciudad Juarez na última quinta-feira (17) e percorrerá cerca de 2 mil quilômetros até a capital mexicana, em 31 de janeiro. Lá, os marchantes devem se juntar às demais organizações camponesas que participarão de um grande ato no centro da cidade.

Com Prensa Latina