Fome de lucro sobe preço dos alimentos, afirma MST

Do Monitor Mercantil

Cotação da comida é decidida por 50 multis, que a transformam em commodity

A escalada dos preços dos alimentos deve-se ao cartel que controla os preços da commodities, e não ao aumento da demanda mundial. A avaliação é de José Batista de Oliveira, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Em entrevista exclusiva ao MM, Oliveira denuncia que apenas 50 empresas transnacionais controlam toda a produção agrícola no mundo. Para ele, “não tem nada a ver com a demanda” o fato de o preço dos alimentos estar em alta no mundo inteiro.

O dirigente do MST salienta ainda que o oligopólio do setor de alimentos tem o poder de influenciar a política econômica que influencia a vida de 180 milhões de brasileiros.

“A influência desse setor sobre a política econômica do governo Lula é por meio do Banco Central, que monitora as taxas de juros e a taxa de câmbio”, observa Oliveira.

Ainda de acordo com a avaliação do dirigente do MST, a alta dos preços dos alimentos também está ligada à especulação e à utilização de parte da terra para produzir etanol.