Eventos descentralizados marcam FSM 2008

Da Agência Repórter Brasil

Pequenas mobilizações em pelo menos 72 países darão o tom do Fórum Social Mundial (FSM) em 2008. Na ausência de um evento único, como vinha ocorrendo desde 2001 – com exceção de 2006, quando o Fórum aconteceu em três cidades (Caracas, na Venezuela, Bamako, no Mali, e Karachi, no Paquistão -, mais de 600 eventos vinculados ao Fórum estão planejados neste ano.

As feiras, manifestações e encontros regionais começam nesta terça-feira (22) e vão até sábado (26), data que concentrará a maior parte das ações e foi batizado de Dia de Mobilização e Ação Global. No Brasil, 19 estados receberão pequenas manifestações no bojo do FSM. Os maiores eventos serão realizados em São Paulo (SP), Belém (PA), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (22), representantes brasileiros do Conselho Internacional (CI) do FSM explicaram que o novo formato é uma tentativa de garantir a participação de pessoas que não teriam condições de viajar para um encontro internacional. “Em 2008, a idéia é realizar eventos com muitos temas, no formato em que couber melhor para cada região, começando no dia 22 e culminando no dia 26 de janeiro. Quando temos fóruns grandes, milhões de pessoas são excluídas desse encontro”, explica Francisco Whitaker, integrante do CI e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

Para não perder o caráter de evento global, ferramentas online de comunicação, como a videoconferência, farão a ligação entre eventos distantes.

De acordo com Antônio Martins, membro da Ação pela Tributação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos (Attac) e integrante do CI, as mobilizações deste ano também representam o amadurecimento das relações estabelecidas entre as entidades participantes do FSM. “Já existe no projeto do Fórum embriões de redes internacionais”, afirma. O formato escolhido para 2008 não será repetido em 2009, quando um Fórum Social Mundial único nos moldes dos anteriores ocupará a capital paraense de Belém.