Mortalidade infantil cai, mas está longe da meta do Milênio

Pela primeira vez nas últimas décadas, a taxa mundial de mortalidade infantil entre crianças até 5 anos está abaixo de 10 milhões. A informação está no relatório “Situação Mundial da Infância 2008” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado nesta quarta-feira (22). No entanto, as medidas tomadas para reduzir a mortalidade estão longe de alcançar uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O ODM que prevê que a mortalidade infantil seja reduzida a dois terços entre 1990 e 2015. A meta é que, em 2015, o número de crianças que morrem antes de completar cinco anos seja reduzido para 4,3 milhões. Em 1990 esse número era de cerca de 13 milhões. Segundo o relatório, a cada dia, em média, mais de 26 mil crianças menores de 5 anos de idade morrem em todas as partes do mundo.

Na América Latina e no Caribe, os níveis da mortalidade infantil desde 1990 caíram em quase 50%.
Apesar de a taxa de mortalidade estar bem abaixo da média mundial (que é de 72 mortes para cada mil nascidos vivos), o Brasil entrou no grupo dos 60 países selecionados para a contagem regressiva para 2015 como prioritários no combate à mortalidade na infância – em função do número absoluto de óbitos. De acordo com o relatório, em 2006, 74 mil crianças morreram no país antes do quinto aniversário.

Com informações da Adital