Pastoral da Juventude Rural completa 25 anos

Integrante da Via Campesina e do conjunto das pastorais sociais, a Pastoral da Juventude Rural completa 25 anos. Criada no Rio Grande do Sul, a partir da necessidade de organização dos jovens camponeses, não demorou para se expandir para o restante do país. Atualmente, a PJR se organiza
através de grupos de base ou em grupos de produção e resistência.

Para Simone Beatricci , da coordenação estadual da PJR no Rio Grande do Sul, um dos principais problemas enfrentados pelos jovens camponeses é o atual modelo agrícola. “Este modelo demonstrou sua incapacidade no atendimento da segurança alimentar e na resolução do problema da fome, aumentou a concentração da renda e da terra, a degradação do meio ambiente e ainda causou o êxodo rural de jovens”, explica.

Segundo a coordenadora, para combater este modelo, além da articulação com outras pastorais sociais e com a Via Campesina, a PJR tem se mobilizado pela permanência dos jovens no campo e por uma verdadeira reforma agrária.

A Pastoral também atua na formação,na educação do campo, no resgate da cultura camponesa.

“Na PJR os jovens encontram espaço de crescimento pessoal e comunitário, de construção de cidadania, solidariedade e justiça social, resgatando sua identidade camponesa e buscando o espaço de trabalhar na terra e continuar a resistir na roça”, afirma Simone.

Para marcar a comemoração dos 25 anos, será montado um acampamento entre os dias 02 a 04 de Fevereiro, na comunidade de São Francisco de Assis, município de Três Passos (região Celeiro). Cerca de 500 jovens de todo o Estado devem participar das atividades, que contará com a presença de convidados de Santa Catarina e demais estados.

Na programação do acampamento estão previstos seminários. Também será feito um balanço dos 25 anos da organização no Estado, reflexão sobre sua missão e quais suas tarefas, e o planejamento das próximas ações, no sentido de criar mais oportunidades para que o jovem possa trabalhar e
estudar sem deixar suas famílias, que em sua maioria são de pequenos agricultores.

As atividades do acampamento encerram no dia 05, quando acontece, também em Três Passos, a 31ª Romaria da Terra, organizada anualmente por pastorais da Igreja Católica, sindicatos e movimentos sociais gaúchos.

Nesta edição, a romaria celebra os 25 anos da PJR, com o tema “Juventude: Luta e Resistência em Defesa da Vida”.