Acampamento comemora aniversário de 25 anos da PJR

A Pastoral da Juventude Rural (PJR) monta um acampamento entre 2 a 4 de fevereiro, na comunidade de São Francisco de Assis, município de Três Passos (região Celeiro), quando completa 25 anos de criação e de atuação no Rio Grande do Sul.

Cerca de 500 jovens de todo o Estado devem participar das atividades, que contará com a presença de convidados de Santa Catarina e demais estados.

Na programação do acampamento estão previstos seminários. Também será feito um balanço dos 25 anos da organização no Estado, reflexão sobre sua missão e quais suas tarefas, e o planejamento das próximas ações, no sentido de criar mais oportunidades para que o jovem possa trabalhar e estudar sem deixar suas famílias, que em sua maioria são de pequenos agricultores.

As atividades do acampamento encerram no dia 05, quando acontece, também em Três Passos, a 31ª Romaria da Terra, organizada anualmente por pastorais da Igreja Católica, sindicatos e movimentos sociais gaúchos.

Nesta edição, a romaria celebra os 25 anos da PJR, com o tema “Juventude: Luta e Resistência em Defesa da Vida”.

História

A Pastoral da Juventude Rural (PJR) é uma das pastorais sociais da Igreja Católica. Foi criada em 1983 no Rio Grande do Sul com o objetivo de resistir ao êxodo rural que atingia as regiões agrícolas do país, devido à expansão das monoculturas e da mecanização das lavouras. Depois, a PJR
acabou se espalhando para outros estados.

A pastoral organiza jovens ligados à agricultura familiar. No Estado, já realizou missões jovens e promoveu encontros como em Passo Fundo, no ano de 1985, quando reuniu mais de 50 mil jovens rurais. Em 2002, aconteceu o 1º Congresso Estadual, em que 600 jovens debateram o acesso do jovem a créditos para que também pudesse plantar.

Em 2006, a PJR organizou o 2º Congresso Nacional que aconteceu em Brasília, reunindo em torno de 1.200 jovens de 23 estados. No Rio Grande do Sul, a PJR atua por meio de grupos de base, grupos de produção e resistência ou grupos de vivência, envolvendo jovens camponeses.