Mundo terá mais cinco milhões de desempregados em 2008

Da Radio Agência NP

O índice de trabalhadores desempregados em 2008 deve aumentar em cinco milhões em todo o mundo, de acordo com estimativas da Organização Mundial do Trabalho (OIT). As informações contidas no documento intitulado Tendências Mundiais do Emprego, divulgado nesta quarta-feira (23/01) registraram em 2007, quase 190 milhões de desempregados no mundo. Na América Latina, segundo a Organização, a taxa de desemprego se mantém estável, em quase 9% em 2007, sendo 8% maior que há dez anos.

A OIT estima que sejam criadas 40 milhões de novas vagas no mundo, o que deve deixar o nível de desemprego em 6%. Porém, defende a “criação de empregos decentes e não de qualquer emprego”, assim, será possível reduzir o número de famílias que vivem em situação de pobreza. Segundo o documento, 487 milhões de trabalhadores, pertencem a famílias que ganham menos do que um dólar por dia por pessoa, o equivalente a pouco mais de R$ 2.

Os jovens são os mais prejudicados, principalmente, os com idade entre 15 e 24 anos. São mais de 86 milhões de adolescentes nesta faixa etária sem emprego em todo o mundo. Entre as mulheres também foi diagnosticado uma grande diferença de oportunidades em relação aos homens.