Sem Terra bloqueiam rodovias no MS

Cerca de mil trabalhadores rurais Sem Terra bloqueiam, desde a manhã desta sexta-feira (25/01), cinco pontos das rodovias BR 163 e BR 060, no Mato Grosso do Sul, próximos aos municípios de Anhanduí, Naviraí e Jardim. Os lavradores protestam contra a mudança na direção da Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no estado.

Segundo Maria de Fátima Pereira, da direção do MST no Mato Grosso do Sul, o senador Valter Pereira (PMDB) negociou o nome de Flodoaldo Alencar para substituir o atual superintendente em troca de seu voto pela prorrogação da CPMF no Congresso.

“Flodoaldo integra o MNP (Movimento Nacional dos Produtores), que é uma entidade ideologicamente contrária à Reforma Agrária”, afirma Maria de Fátima. “Será um retrocesso histórico. O Mato Grosso do Sul é um dos únicos estados do país em que tivemos algum avanço no processo de Reforma Agrária. A atuação direção dialoga com os movimentos sociais, o que certamente não acontecerá com essa nomeação”, conclui.

Nesse momento, batalhões da Polícia Militar estão nos locais de protesto e ameaçam despejar os trabalhadores de forma violenta.