Violência fez 11 mil vítimas na Guatemala em 4 anos

Da Adital

O Grupo de Apoio Mútuo (GAM) da Guatemala divulgou nesta quinta-feira (24/01) um relatório com os dados da violência no país durante os quatro anos de governo Oscar Berger, e concluiu que os esforços para diminuir os índices não tiveram sucesso. Dados do próprio GAM mostram que 11.483 pessoas morreram no país durante o governo do ex-presidente.

Para o GAM, o governo foi “incapaz de frear as constantes mortes contra numerosas pessoas”. Em 2004, 170 crianças foram vítimas da violência. Só em 2006, foram 3.868 mortes, das quais a grande maioria foi de homens – 3.377. No ano passado, a morte de homens jovens foi ainda maior que em 2006, passando de 51 para 58 assassinatos.

No total, 1.537 mulheres; 9.500 homens, 262 meninos e 184 meninas perderam a vida diante da violência guatemalteca. “As violações à vida vieram aumentando, com uma ligeira queda em 2005; o ano seguinte se caracterizou por ser o mais sanguinário dos quatro, encerrando com muita violência”, afirma o relatório.

O GAM prevê que nos próximos quatro anos haverá aumento da violência e de pouca capacidade das forças de segurança para conseguir combatê-la. O Grupo de Apoio considera “que esse será um ponto frágil do governo de Álvaro Colom, novo presidente do país, que desde o início demonstrou improvisação inclusive para nomear o novo ministro, que vale a pena destacar era o vice-ministro da administração anterior”.

Como saída para a violência, o GAM pede ao novo presidente que aumente o gasto público, especialmente em emprego, educação, saúde e moradia.