População carcerária feminina dobra em cinco anos

Da Radioagência NP

A população carcerária feminina dobrou nos últimos cinco anos. Informações de 2007, divulgadas pelo Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça, mostram que existe atualmente aproximadamente 26 mil mulheres presas no Brasil. Mesmo com o aumento, as mulheres representam apenas 6% do total da população carcerária existente no país.

Apesar de baixa, se comparada ao número de homens, o aumento da população carcerária feminina preocupa devido à falta de infra-estrutura para abrigar essas mulheres.

Poucos presídios são destinados para mulheres. Este fato é responsável pela superlotação das delegacias e presídios destinados para as mesmas. O déficit é de aproximadamente 12 mil vagas. De acordo com o Ministério da Justiça, de um total de 467 penitenciárias, apenas 40 são destinadas para as mulheres, sendo que, apenas 15, podem ser consideradas penitenciárias de grande porte.

Segundo a Pastoral Carcerária, a população feminina é ignorada dentro do sistema prisional brasileiro. Não há construção de presídios especiais. A maioria das prisões foram hospitais, escolas ou outros tipos de obras readaptadas para abrigar mulheres.