Sem Terra voltam a bloquear rodovias no MS

Contrários à mudança de direção da Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no estado, cerca de 1,7 mil famílias de trabalhadores rurais do Mato Grosso do Sul voltaram a bloquear, na manhã desta segunda-feira (28/01), sete diferentes pontos de rodovias federais e estaduais.

Os bloqueios acontecem na BR-163, entre Naviraí e Itaquiraí e entre Rio Brilhante e Dourados; na BR-267, entre Jardim e Porto Murtinho; na BR-262, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo MS-165, entre Amambai e Tacuru, e outros dois trechos da BR-163, em Anhanduí e entre Caarapó e Juti.

Os lavradores denunciam que o senador Valter Pereira (PMDB) negociou o nome de Flodoaldo Alencar – que integra a entidade ruralista Movimento Nacional dos Produtores (MNP) – para substituir o atual superintendente da autarquia, em troca de seu voto pela prorrogação da CPMF no Congresso. No MS, há cerca de 2 mil famílias à espera de assentamento.

Segundo José Oliveira, da direção do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no estado, a tropa de choque da Polícia Militar está nos locais de protesto, ameaçando e atirando balas de festim nos manifestantes.

Também participam do ato a FAF (Federação da Agricultura Familiar), a CUT (Central Única dos Trabalhadores) e a Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso do Sul).