Juventude é tema da 31ª Romaria da Terra no RS

Juventude – Luta e Resistência em defesa da Vida. Este é o tema da 31ª Romaria da Terra, que celebra os25 anos da Pastoral da Juventude Rural. O evento acontece no dia 05 de fevereiro de 2008, terça feira de carnaval, na comunidade São Francisco, em Três Passos (RS).

A Romaria ocorre todos os anos em uma das 17 dioceses do Rio Grande do Sul. É um compromisso permanente da CNBB Sul 3 e é promovida pela Comissão Pastoral da Terra e a diocese sede. O local escolhido foi cenário do martírio dos beatos Manuel Gómez González e coroinha Adílio Daronch no ano de 1924 e berço do surgimento da Pastoral da Juventude Rural em 1983.

O tema da juventude remete aos grandes desafios que a juventude está enfrentando hoje. Por isso será debatido o processo do êxodo rural e o avanço do agronegócio que empobrece o meio rural, cria dependência às monoculturas e destrói o meio ambiente. Além do tema juventude a Romaria destaca a importância de cuidar e preservar a vida sob todas as formas e aspectos, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2008 cujo tema é Fraternidade e Defesa da Vida.

A Romaria da Terra é um espaço de chamada à participação de todas as pessoas no cuidado com o planeta que exige a vivência de valores e uma nova ética que construa a justiça social. Também o debate na efetivação da reforma agrária, a importância da organização dos jovens para permanecer na roça com educação e geração de renda, na construção de um modelo de agricultura agroecológico que respeite o meio ambiente. A programação prevê a acolhida dos romeiros e romeiras junto ao santuário dos mártires Pe. Manoel e Coroinha Adílio.

A abertura está prevista para às 8h, com pronunciamentos de autoridades civis e religiosas, segue-se a caminhada com passagem pelos cenários que expressam a realidade da juventude e a memória dos mártires. Às 10h30, reflexão do tema e celebração seguidos de almoço partilhado. Às 13h, teatro do martírio dos Beatos e momento cultural com músicas e pronunciamentos de entidades e pastorais. O encerramento está previsto às 15h30 com a bênção e distribuição de mudas nativas e anúncio da 32ª Romaria da Terra.