MST faz protesto em São Paulo por áreas da Sabesp

Desde as sete horas da manhã de hoje (25/2) trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra, acampados na Comuna da Terra Irmã Alberta, fazem um protesto em frente à sede da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Eles reivindicam o imediato assentamento das famílias acampadas há mais de seis anos na fazenda Itayê, que pertence à Sabesp e estava abandonada. A área fica na região de Cajamar, no município de São Paulo.

Nos últimos cinco anos foram realizadas diversas audiências para negociar a desapropriação da área. Os Sem Terra se reuniram com os ex-governadores Geraldo Alckmin e Cláudio Lembo para discutir a questão, que nunca foi encaminhada.

Existe um projeto para a transformação da área em aterro sanitário, o que degradaria ainda mais o meio ambiente. O movimento propõe a transformação da área em assentamento rural, com produção de alimentos saudáveis, de forma sustentável e com baixo custo. As famílias já produzem no local.

Os trabalhadores esperam ser recebidos pelo presidente da Sabesp, para tentar resolver a questão. A sede da Sabesp fica na rua Costa Carvalho, 300, Pinheiros.