Sem Terra ocupam fazenda no Sudoeste do Paraná

Cerca de 150 famílias do MST ocuparam na sexta-feira (22/2) a Fazenda das Conchas, na cidade de Palmas, no Sudoeste do Paraná.

A fazenda pertence à empresa falida Ovepar (Óleos Vegetais do Paraná). As famílias reivindicam a desapropriação da Fazenda Palmas e de mais outras duas áreas da empresa localizadas nos municípios de Clevelândia e de Honório Serpa, como explica Gentil Couto Vieira, integrante da coordenação estadual do MST.

“Queremos que o Incra faça a aquisição das três áreas da Ovepar. Segundo, que o Incra regularize a situação das 450 famílias que estão acampadas no Sudoeste do Paraná”, diz.

O MST reivindica a desapropriação das áreas da Ovepar para reforma agrária desde 2005, mas até o momento o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) não tomou nenhuma decisão. Atualmente, as fazendas são utilizadas pela cooperativa Coamo para plantar pínus e eucalipto. Os trabalhadores criticam o plantio comercial destas monoculturas, que não gera emprego e ainda degrada o meio ambiente.

Os bens da Ovepar estão depositados em juízo para saldar as dívidas com os credores. A empresa produzia Óleo de soja e antes de falir comprou grande produção de grãos dos agricultores da região, que ficaram no prejuízo.