Famílias protestam contra o preço da luz em Porto Alegre

Cerca de 200 famílias ligadas ao MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados) e o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) realizaram hoje pela manhã uma marcha em Porto Alegre, para protestar contra os altos preços da energia elétrica. Os manifestantes fizeram concentração no Terminal Antônio de Carvalho e, por volta das 10:40h, dirigiram-se à sede da CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica), localizada na avenida Ipiranga.

Na ocasião, entregaram à CEEE a liminar do 1º Tribunal Regional Federal de Brasília que garante que famílias carentes que consomem até 220 kwh/ mês podem acessar os descontos da Tarifa Social. No caso do Rio Grande do Sul, a medida vale para quem consome até 160kwh/ mês.

Famílias de comunidades carentes de Canoas, Alvorada e Eldorado do Sul, na região metropolitana; das comunidades das Ilhas do Guaíba, e de bairros de Porto Alegre, como Planetário, do Condomínio Princesa Isabel, da Integração dos Anjos, dos Papeleiros, do Morro da Cruz, da Bom Jesus e do
Agronomia entregaram à CEEE as autodeclarações para acessarem os descontos da Tarifa Social. Com o benefício, a conta de energia elétrica pode ser até 65% mais barata no final do mês.

A marcha integra a Jornada de Lutas do Dia 14 de Março, Dia Internacional de Lutas Contra as Barragens. Durante a semana, o MAB e demais organizações que integram a Via Campesina realizaram ações em outros 10 estados contra o preço abusivo da energia elétrica e a construção das grandes usinas hidrelétricas, que geram grandes impactos nas comunidades locais e no meio ambiente, entre outros temas.

->Veja outras ações do MAB e conheça as pautas do movimento