Fazenda usada em lavagem de dinheiro vira assentamento

Depois de quase três anos de luta, a antiga fazenda Cabanha Dragão, que usada para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e de armas, vai se tornar um assentamento. Neste sábado 15/3 acontece, em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, a festa de posse da fazenda pelas famílias Sem Terra. A comemoração está marcada para iniciar às 10h na sede da fazenda, que fica na BR-290, próxima ao Aeroclube de Guaíba.

Às 11h, acontecerá uma mística e um ato político, em que as famílias beneficiadas, lideranças do MST e autoridades falarão sobre a importância da reforma agrária e da desapropriação de uma área ilegal para beneficiar a população. Um almoço ao meio-dia fechará a festividade.

A fazenda Cabanha Dragão, área de 760 hectares, irá abrigar cerca de 75 famílias Sem Terra. A posse da área é uma vitória para trabalhadores e trabalhadoras, que finalmente terão um local para viver e plantar. A população também é beneficiada, pois o esquema de lavagem de dinheiro foi desmontado e a área que era utilizada para fins ilícitos terá uma função social, que é a de produzir alimentos sadios para os gaúchos.

Histórico

O MST ocupou a fazenda Cabanha Dragão pela primeira vez em junho de 2005, quando denunciou a utilização da área para lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e armas. A legislação brasileira garante que terras e propriedades envolvidas em situações ilícitas, como o tráfico, podem ser
desapropriadas para a reforma agrária. Baseado na lei, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desapropriou a Fazenda Dragão por interesse social no início de 2006.

No entanto, em agosto daquele ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o processo de desapropriação, baseado na lei que impede vistorias em áreas ocupadas pelos Sem Terra, dentro do prazo de dois anos.

O Incra pediu reconsideração da decisão e, desde então, a situação se arrastava na Justiça até os dias de hoje.

A Cabanha Dragão foi seqüestrada pela justiça pelos indícios de ligação com uma organização criminosa. O proprietário da área, chegou a ser preso em 2004 por tráfico de armas.