Agrocombustível ameaça segurança alimentar

Relatório publicado dia 20/3 pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) adverte que a produção de agrocombustíveis, que têm como matéria prima culturas agrícolas fundamentalmente voltadas para a alimentação, como por exemplo o milho, impõe riscos à segurança alimentar na América Latina.

A publicação reafirma a problemática levantada há muito tempo por diversos movimentos sociais do campo e outras organizações, apontando que a cega e desenfreada investida neste tipo de produção ocasionará mudanças na demanda das matérias primas utilizadas, no comércio exterior e na alocação de insumos produtivos, processo que, por fim, ocasionará um aumento nos preços dos cultivos tradicionais, colocando em risco o acesso das populações, especialmente das mais pobres, aos alimentos.

Recentemente o governo federal barsileiro aprovou a comercialização de grãos de milho transgênico que serão direcionados, dentre outras finalidades, para a produção de agrocombustível. Já estuda-se também a liberação de espécies de arroz transgênico que deverão ter o mesmo fim.

O tema lenvantado pelo relatório será debatido na 30ª Conferência Regional da FAO, entre 14 e 18 de abril em Brasília, confirmou José Graziano da Silva, representante regional da FAO, em um encontro com os correspondentes estrangeiros.