Trabalhador Sem Terra assassinado recebe homenagem

Valmir Mota de Oliveira, o Keno, trabalhador integrante do MST executado a queima roupa em 21 de outubro de 2007 por seguranças da seguranças da empresa NF, contratada pela Syngenta, será homenageado pela luta que empunhou em vida contra a injustiça, a impunidade no campo e pelo direito à terra. No dia 1° de abril, Keno receberá in Memorian a Medalha Chico Mendes.

Criada em 1988 por iniciativa do Grupo Tortura Nunca Mais, a Medalha Chico Mendes de Resistência foi pensada quando o Exército, lembrando os vinte anos do golpe militar de 1964, homenageou com a Medalha do Pacificador, notórios elementos ligados ao aparato de repressão. Estas homenagens realizaram-se no DOI-CODI do Rio de Janeiro, local famoso pelas torturas e assassinatos ocorridos durante os chamados anos de chumbo.

Desde então, heróis mortos e despaparecidos na ditadura militar, lutadores e lutadoras do Brasil e de toda a América Latina são homenageados. Pessoas como Graciliano Ramos, Padre Júlio Lancellotti, Zuzu Angel, Wilson Pinheiro, o CNS, entre tantas outras pessoas e instituições que lutam contra as injustiças já foram lembradas.

Neste ano, além de Keno, serão homenagedos também o Arcebispo de Rondônia D. Moacyr Grecchi, Afonso Celso Nogueira Monteiro, Mário Magalhães, o poeta amazonense Thiago de Mello, Dr. Cláudio Lemos Fonteles (representando o Ministério Público Federal), ASFADDES Associación de Familiares de Detenidos – Desaparecidos/Colômbia, a Irmã Dorothy Stang, Antônio Gonçalves de Abreu, Honestino Guimarães, Paulo Roberto Pereira Marques e Fábio Konder Comparato.

A entrega das Medalhas acontecerá às 18 h, no Teatro João Theotônio da Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro.