Assentados abrem colheita do arroz agroecológico no RS

Agricultores assentados na região metropolitana de Porto Alegre realizam, na próxima sexta-feira (28/3), a Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico da região. A cerimônia ocorre a partir das 9h30 na COPAC (Cooperativa de Produção Agropecuária de Charqueadas), localizada no assentamento do município. Além da abertura os agricultores, com a ajuda de técnicos das cooperativas e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizam um dia de campo, em que mostram as técnicas do cultivo agroecológico para os visitantes. O evento encerra com um almoço de confraternização.

O plantio de arroz agroecológico em assentamentos da reforma agrária resulta de um convênio entre a Cooptec (Cooperativa Técnica) e o Incra. O projeto envolve os 26 assentamentos da região, mas nove produzem atualmente o grão no sistema agroecológico. Os demais assentamentos estão em processo de estruturação da lavoura. O arroz produzido é comercializado em mercados e feiras da região e de Porto Alegre.

Produção

Em 2007, foram plantados 680 hectares de arroz, sendo produzidas 55 mil sacas. A estimativa dos técnicos e das famílias é de que a produção em 2008 seja ainda maior. Atualmente, 130 famílias de nove assentamentos das cidades de Nova Santa Rita, Charqueadas, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul e Tapes produzem o grão sem produtos químicos. Em Maio do ano passado, os agricultores exportaram, pela primeira vez, 120 toneladas de arroz agroecológico aos Estados Unidos.

Alguns assentamentos também empregam a técnica da rizipiscicultura, que consorcia a produção de arroz com a criação de peixes. Como os animais fazem o trabalho de eliminar parasitas e plantas invasoras, não é preciso o uso de venenos.

Como chegar ao assentamento

Seguir em direção a Charqueadas e, um quilômetro antes de entrar na cidade dobrar à esquerda depois do posto de gasolina (estrada de chão do Presídio). Andar até chegar a uma placa indicando a Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico.