Artistas lutam por políticas públicas para a cultura

Para celebrar o Dia Internacional do Teatro, diversos coletivos teatrais realizarão hoje uma série de manifestações no centro de São Paulo. Eles integram o movimento Redemoinho, uma rede brasileira de espaços de criação, compartilhamento e pesquisa teatral, que ainda tem como tarefa a atuação na cena pública para a criação de políticas públicas consistentes.

O dia de hoje será recheado de atividades. Caminhada, palestra e apresentações de grupos teatrais darão forma as manifestações. Para reafirmar a necessidade de uma política pública e de continuidade para a cultura e a arte como campo de pensamento e de atuação fundamental para o exercício da cidadania, o Redemoinho marcará este dia de mobilização nacional com o lançamento oficial da “Carta de Porto Alegre”. Assinada por diversos grupos de teatro de todo país, a Carta reivindica a criação da Lei Federal: Prêmio Teatro Brasileiro, um programa público, a ser estabelecido em lei, para a destinação de recursos para a realização das atividades teatrais de artistas independentes, produtores e grupos de teatro.

O movimento entende que as políticas para a área da cultura não atendem as demandas dos cidadãos e nem dos grupos de teatro e demais criadores teatrais realmente comprometidos com um teatro público, democrático, includente e descentralizado, mas antes respondem a uma visão da arte como produto, mercadoria – algo privado, anti-democrático, excludente e centralizado. O Prêmio Teatro Brasileiro é, portanto, apresentado como uma alternativa à lei Rouanet, opondo-se claramente a ela e a seu mecanismo de privatização dos recursos públicos para a cultura.

Entenda as propostas do movimento:

* LEI Prêmio Teatro Brasileiro é um programa público a ser estabelecido em lei, que destina recursos para: pesquisa e criação de espetáculos teatrais, circulação de espetáculos e/ou atividades teatrais de relevância artística e manutenção de núcleos artísticos com trabalho contínuo. Os recursos são descentralizados por região bem como o julgamento se dá também por região e prevê comissões mistas com representantes do estado e dos núcleos artísticos proponentes. A LEI Prêmio Teatro Brasileiro é um projeto de lei que atende artistas independentes, produtores teatrais e grupos de teatro.

* Fundo Estadual de Arte e Cultura se destina a nove áreas: Artes Visuais, Áudio-visual, Circo, Cultura Popular, Dança, Hip-Hop, Literatura, Música e Teatro. Destina recursos distribuídos de forma descentralizada e proporcional, para todas as Regiões Administrativas do estado através de editais públicos.

Programação

10h: Overdose Teatral – início das apresentações de vários grupos do Movimento de Teatro de Rua na Praça do Patriarca, centro de São Paulo.

16h: Concentração na Praça do Patriarca para saída da Caminhada até o Teatro Municipal.

17h: Leitura do Manifesto nas escadarias do Teatro Municipal.

20h30: Início da programação no Teatro Fábrica (participação de Paulo Arantes e Chico de Oliveira).