Sem Terra ocupam fazenda no Ceará

Na madrugada de hoje (2/4), 60 familias do MST ocuparam a fazenda Mato Grosso, no município de Boa Viagem, no Ceará. A fazenda recebeu decreto de destinação à Reforma Agrária em outubro de 2007. As famílias estão acampadas na região há 4 anos.

Conforme informações de Marcelo Matos, um dos coordenadores do movimento no Ceará, “esta é a primeira ocupação das muitas que virão durante este ano e no mês de abril”

As famílias permanecerão no local até que o incra realize o processo de assentamento. Mesmo com o decreto, o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da região não agilizou o processo de assentamento das familias. Somente no Ceará, são 22 acampamentos e mais de mil familias acampadas. “O governo está sendo irresponsável. Desde o ano passado não cumpre a meta de assentamentos”, aponta Matos.

O superintendente do INCRA-CE, Raimundo Amadel Freitas, está em Brasília e disse que está em uma reunião para “tentar amenizar a situação”. Segundo ele, “a procuradoria do Incra encontra-se em greve e isto atrapalha as emissões de posse”. O MST local promete realizar novas ocupações caso o governbo do estado não agilize o processo do acampamento Mato Grosso.