Sociedade civil debate soberania alimentar

As organizações e movimentos sociais que integram o CIP (Comitê Internacional de Planejamento) das ONG/OSC para a Soberania Alimentar da América Latina e Caribe concedem, nesta quinta-feira (10/04), às 10h30, coletiva de imprensa sobre a “Conferência Especial para a Soberania Alimentar, pelos direitos e pela vida”, que acontece em Brasília entre os dias 10 e 13 de abril.

Durante a Conferência Especial, cerca de 150 integrantes de movimentos sociais da América Latina e Caribe (entre eles, representantes da Via Campesina – MST, MAB, MPA, PJR, CIMI, MMC, FEAB, CPT – Fetraf e Contag) envolvidos em temas como segurança e soberania alimentar, desenvolvimento econômico e social, reforma agrária, biodiversidade, transgênicos e agro-combustíveis discutirão princípios, conteúdos, conceitos e atividades para o seguimento de um projeto para a agricultura e a alimentação na América Latina e Caribe.

Além disso, será debatido o plano de ação da sociedade civil para a 30ª Conferência Regional da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) – que acontece entre 14 e 18 de abril, também na capital federal, da qual participarão 40 representantes da sociedade civil.

Durante os três dias de evento, serão realizados painéis, encontros temáticos e trabalhos em grupo para o desenvolvimento de uma declaração final, a ser concluída no último dia de atividades.

A coletiva de imprensa acontece às 10h30, na sala Geminada A do palácio do Itamaraty. Jornalistas terão acesso ao evento mediante credenciamento na recepção montada no Ministério.

Fome na América Latina e Caribe

A América Latina e o Caribe mantêm uma população regional de mais de cinqüenta milhões de pessoas subnutridas, equivalentes a 10% de sua população total, porém com diferenças regionais muito grandes. No mesmo período, a América Central aumentou a subnutrição de 22% a 25%. Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, FAO, sofre dificuldades orgânicas e orçamentárias sérias, vive uma reforma estrutural a nível geral, seus propósitos e visão não conseguem se orientar para um modelo de desenvolvimento rural sustentável e perde a capacidade de direcionar esforços para o diálogo com a sociedade civil, o que se traduziu em uma escassa participação dos movimentos sociais nas conferências regionais e na Cúpula Mundial de 2006, e em um retrocesso na aproximação e no trabalho conjunto anteriormente.

Sobre o CIP

O Comitê Internacional de Planejamento das ONG/OSC para a Soberania Alimentar da América Latina e Caribe tem como finalidade trabalhar na definição dos temas e ações para ampliar e assegurar a participação das organizações civis na luta pela segurança e soberania alimentar. Em anexo, a programação da Conferência Especial.