Território espanhol se coloca contra os transgênicos

Na semana passada, o arquipélago das Ilhas Canárias, na Espanha, somou-se a outras três localidades espanholas que rejeitam o cultivo de transgênicos – Astúrias, Baleares e Euskadi – e a mais de 50 municípios, como Albacete, Vitória-Gasteiz e Palencia. Mais de 175 regiões e 4500 municípios da União Européia já manifestaram sua vontade de não cultivar transgênicos.

Um “experimento genético gigantesco”

Juan-Felipe Carrasco, responsável pela campanha contra os cultivos geneticamente modificados, do Greenpeace espanhol, que colabora com a Plataforma Canária, considera que “este pequeno passo é muito importante no longo caminho até que ninguém se atreva a utilizar a natureza e os cidadãos num gigantesco experimento genético”.

Neste sentido, o porta-voz de Ecologistas em Acción, Tom Kucharz, solicita à Comissão Européia que deixe de antepor “os interesses das multinacionais” aos da cidadania e do meio ambiente.

O Responsável da Área de Agricultura de Amigos de la Tierra, David Sánchez, por sua vez, assinala que o Ministério da Agricultura deveria imitar o exemplo de “muitos países europeus, como França”, que “tomaram medidas ativas para proibir o uso destes cultivos”.

Finalmente, o membro da Executiva da COAG, Andoni Garcia, frisa que a situação ao redor dos transgênicos no Estado Espanhol continua sendo “extremamente preocupante”, devido à “falta de transparência”, ao “descontrole dos cultivos experimentais” e a seu “aumento de superfície”, e à aprovação de “dezenas de novas variedades”.