MST ocupa fazenda em Jacarezinho

Cerca de 250 famílias do MST ocuparam na manhã de sábado (12/4), a fazenda Itapema, no município de Jacarezinho, região Norte do Paraná.

A área com 793 hectares de propriedade de Roberto Barros, já havia sido desapropriada pelo Incra(Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), cumprindo decreto presidencial de 18 de janeiro de 2008 para fins de Reforma Agrária.

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária, que está sendo realizada de 12 á 17 de abril em todo país. Em 17 de abril de 1996 aconteceu o Massacre de Eldorado de Carajás, que matou 19 trabalhadores rurais, deixou centenas de feridos e 69 mutilados.

O massacre ganhou repercussão internacional e deixou a marca na história do país, ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), como uma das ações policiais mais violentas do Brasil. A data se transformou no dia internacional de luta pela terra, mas depois de 12 anos do massacre no Pará, permanecem soltos os 155 policiais que participaram da operação e autoridades que deram as ordens de ataque.

O MST reivindica a fazenda Itapema para o assentamento das famílias acampadas na região. Os Sem Terra montaram acampamento nas margens da área desde 01 de fevereiro de 2006.

Atualmente, ainda existem 6 mil famílias acampadas, em beiras de estradas e latifúndios improdutivos no Paraná.