Trabalhadores marcham rumo à fazenda Southall, no RS

800 adultos e 150 crianças Sem Terra iniciaram nesta manhã uma marcha em direção à Fazenda Southall, em São Gabriel, no Rio Grande do Sul. As famílias exigem a desapropriação da área de 13 mil hectares, que acumula dívidas de quase R$ 50 milhões com os cofres públicos, entre eles o Banco do Brasil e o INSS.

A marcha também pretende denunciar o descumprimento dos acordos firmados com o Governo Federal em novembro do ano passado, no encerramento da Marcha à Fazenda Guerra. Há Cinco meses atrás, o Governo Federal comprometeu-se em assentar Mil famílias até este mês de abril. Nenhuma família foi assentada desde que o acordo foi firmado.

A Fazenda Southall já havia sido desapropriada em 2003 pelo Governo Federal, mas o processo foi suspenso pelo Supremo Tribunal Federal. Novas vistorias na área indicaram crime ambiental na fazenda. Na área, poderiam ser assentadas cerca de 600 famílias. Atualmente, a fazenda também é disputada por empresas de celulose, que gerariam 4 vezes menos empregos do que um assentamento de reforma agrária.

Além da lentidão do Governo Federal, o MST denuncia o abandono de qualquer política social para a agricultura camponesa e a reforma agrária pelo Governo Yeda Crusius. A Governadora extinguiu o Gabinete da Reforma Agrária em seu primeiro mês de mandato, reduziu as verbas para esta área, não tem dado assistência aos assentamentos já existentes e sequer tem se disposto a dialogar com os movimentos sociais. O uso da Brigada Militar, com episódios de violência e autoritarismo tem sido a única posição da Governadora no tratamento da questão social.