Choque se prepara para despejar Sem Terra no Pará

O acampamento Dina Teixeira (Fazenda São Marcos), localizado a cerca de 15 Km de Parauapebas, no Pará, teve seu mandato de reintegração de posse expedido pela Justiça Estadual, por meio da Vara Agrária de Marabá.

Cerca de 3 mil pessoas fazem parte do acampamento. Um contigente de 500 policiais do Batalhão de Choque e 120 agentes da Polícia Civil está na sede da fazenda decidindo de que forma será a ação de despejo. O clima é de tensão na área.

Há um ano acampadas na área, as famílias já solicitaram a vistoria da fazenda ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e ao Iterpa (Inatituto de Terras do Pará) que desde outubro do ano passado se comprometeram em fazê-la, mas a té agora não efetivaram o compromisso.

Neste momento, um coletivo do MST está em reunião com o Incra de Marabá para acharem uma solução pacífica para a situação.

As famílias afirmam que irão resistir à ação de despejo e o MST declara a sua preocupação com a situação, para que não venha a acontecer mais um episódio como o de Eldorado dos Carajás, onde 19 trabalhadores rurais foram assassinados pela Polícia Militar do estado, há exatos 12 anos.