Sem Terra cobram construção de escolas

Aproveitando a iniciativa do MEC (Ministério da Educação) de financiar a construção de escolas rurais, o MST em Alagoas encaminhou para todas as prefeituras de municípios, onde há escolas, um oficio informando sobre documento que já fora enviado às prefeituras, pelo MEC, contendo orientações sobre a planta das escolas.

Elas devem ter de quatro a seis salas de aula, bem como funcionar dentro da Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002, com as diretrizes operacionais para a educação básica nas escolas do campo traçadas pelo CNE (Conselho Nacional de Educação).

A iniciativa é uma forma dos trabalhadores garantirem que os gestores não terão a desculpa de não poderem construir escolas por falta de recursos do município, ou ainda por não terem tomado conhecimento da iniciativa do MEC.

Porém a reivindicação não ficará apenas nos ofícios. Continuaram as lutas e mobilizações para que todos os Sem Terra possam estudar. A construção de escolas nos assentamentos de reforma agrária é uma reivindicação antiga, porém bastante atual, uma vez que os gestores dos municípios sempre pautam a falta recursos para a construção de novas escolas.

O MST entende a importância da educação no processo de Reforma Agrária, como condição para que as crianças, os jovens e adultos, possam permanecer na terra com possibilidade de estudar.