MST inaugura acervo de biblioteca no sul da Bahia

A Associação Cultural do Centro de Formação Carlos Marighella, localizada no Assentamento 1º de Abril, na estrada de Comuruxatiba, em Prado-BA, inaugura na segunda-feira, dia 05 de Maio, o acervo de sua biblioteca. Na inauguração, que acontecerá a partir das 10h, também será lançada uma campanha de doação de livros para ampliação do acervo. Após uma mística organizada pelos educandos do curso de Letras e um breve momento de falas dos parceiros, haverá um coquetel e uma confraternização.

O Centro de Formação Carlos Marighella vem se especializando na formação de educadores do campo, para atuação em assentamentos e acampamentos ligados ao MST em todo o estado da Bahia. Atende atualmente a cerca de 150 educandos oriundos de assentamentos de Reforma Agrária nos cursos Normal Médio (Magistério) e Normal Superior (Letras da Terra e Pedagogia da Terra), além de estudantes de escolarização e cursos informais. Os cursos funcionam através de uma parceria com a Uneb e o Incra, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

“A constituição dessa e de outras bibliotecas é essencial para possibilitar aos nossos estudantes do campo o acesso ao conhecimento através da leitura”, explica Adenilsa Monteiro, coordenadora pedagógica dos cursos formais do MST-BA. “Além de ser uma condição necessária para os cursos, é importante para todos nós do MST, que temos o estudo permanente como um princípio”, afirma.

A Biblioteca do Centro de Formação Carlos Marighella ainda está sendo construída, com recursos obtidos através de uma emenda parlamentar. O acervo, que será inaugurado em um local provisório, foi constituído através de uma parceria com o Banco do Nordeste, através do Programa BNB de Cultura. A campanha de doação de livros ocorrerá em todo o estado, e já está sendo divulgada por rádios locais de Prado e região.

Em Salvador os livros podem ser entregues na Secretaria Estadual do MST, que fica na Rua do Castanheda nº 65, na Mouraria.