Setor sucroalcooleiro é campeão de desrespeito à legislação trabalhista

Da Radioagência NP

Mais de 80% dos casos de uso de mão-de-obra escrava verificados em 2007 estão relacionados com o setor sucroalcooleiro. A porcentagem representa aproximadamente 1,1 mil pessoas resgatadas, só nos três primeiros meses do último ano. Os dados trazem à tona a crítica feita por movimentos sociais e entidades civis que questionam o custo social envolvido com a produção de agrocombustíveis no Brasil.

O problema é crítico. As plantações de cana-de-açúcar estão relacionadas também com a degradação das condições de trabalho dos cortadores de cana. Dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostram que de 2004 a 2007 ocorreram 21 mortes, supostamente por excesso de esforço durante o corte da cana.

A entidade afirma ainda que as usinas sucroalcooleiras são as principais responsáveis pelo trabalho escravo no Brasil. O setor também é apontado como o campeão de desrespeito à legislação trabalhista.

Dos quase seis mil trabalhadores libertados da escravidão pelo Grupo Móvel do Ministério do Trabalho em 2007, mais de 50% saíram de usinas do setor.