Bahia forma primeira turma de Sem Terra técnicos em saúde

A primeira turma de Sem Terra educandos do Curso Técnico em Saúde da Comunidade se forma neste sábado, dia 3 de maio. A formatura será a partir das 19h, no local onde foi realizado o curso, o Centro de Formação do Assentamento Pátria Livre. Após a realização de uma mística, das solenidades e da colação de grau, haverá apresentações artísticas de Mariana Macedo, banda H2O e outros. Estarão presentes os prefeitos e secretários de saúde de Vitória da Conquista e Barra do Choça, além de representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), do MST e parlamentares.

“Pretendemos formar militantes com habilidades técnicas para atuar como educadores populares em saúde comunitária nas nossas áreas de Reforma Agrária” explica a coordenadora pedagógica Helenice de Oliveira. O curso, assim como os demais vinculados ao MST, funciona através da pedagogia da alternância, com um tempo escola, em que as aulas presenciais trabalham os componentes curriculares, e o tempo comunidade, quando os conhecimentos são aplicados à realidade cotidiana dos assentamentos e acampamentos. Os 45 formandos da turma Saúde em Movimento, oriundos de todo o estado da Bahia, já vêm desenvolvendo uma série de ações educativas e fornecendo orientação para gestantes, jovens e adultos. O Setor de Saúde do MST da Bahia tem se destacado em âmbito nacional, produzindo remédios caseiros com plantas, ervas e conhecimentos tradicionais.

O Curso Técnico em Saúde da Comunidade é uma parceria entre o MST, a Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Choça, Escola Técnica Sérgio de Carvalho e UESB, através do Pronera (Programa Nacional de Educação em Reforma Agrária).