MST faz ato em solidariedade ao povo da Bolívia

Uma comissão formada por representantes de Via Campesina, do MST e da Pastoral do Migrante faz ato em solidariedade ao povo da Bolívia, nesta segunda-feira (05/05), às 14 h, em visita ao Consulado da Bolívia, em São Paulo.

As entidades denunciam as ações da oligarquia boliviana, que usa referendos ilegais, como o realizado no domingo sobre a autonomia de Santa Cruz, para desgastar o governo e impedir o aprofundamento das mudanças sociais que beneficiam os indígenas, a maioria do povo do país.

“Os movimentos sociais do Brasil, da América Latina e do mundo se sentem identificados com a luta pela libertação do povo boliviano e sempre seremos solidários, contra os interesses das elites que querem manter seus privilégios a qualquer custo”, afirma o integrante da coordenação nacional do MST, João Paulo Rodrigues, que participa do ato no consulado hoje.

O resultado do referendo sobre a autonomia de Santa Cruz foi considerado um fracasso pelo presidente Evo Morales. A abstenção ficou em torno de 40%, e 15% dos votantes de se colocaram contra a autonomia. Outros três departamentos realizarão referendos com o objetivo de desgastar o governo Evo em Beni, Pando e Tarija.

“O governo Evo Morales representou a vitória eleitoral e política da ampla maioria do povo boliviano, que quer mudanças socioeconômicas em seu país, depois de 500 anos de dominação”, disse João Paulo.

O Consulado Geral da Bolívia em São Paulo fica na Av. Paulista, 1439, 9o andar, Conjunto. 92- Cerqueira Cesar.