Sem Terra acampam em frente ao Incra no Paraná

Cerca de 300 trabalhadores do MST acamparam em frente ao Superintendência do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), na manhã desta segunda-feira 05/05, em Curitiba, para cobrar solução de antigas promessas de estruturação do assentamento Celso Furtado, em Quedas do Iguaçu, região central do Paraná.

Os assentados exigem do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) a licença ambiental do assentamento, para execução imediata do plano de manejo acordado entre o Incra e Ministério Publico Federal. Com a falta do plano de manejo, muitas famílias com lotes em área de reflorestamento de pínus estão sem a possibilidade de produzir alimentos para o autoconsumo.

Também cobram do Incra urgência na aquisição de áreas para assentar as famílias excedentes do Assentamento Celso Furtado e o assentamento imediato dos Sem Terra acampados nas fazendas: Rio Grande, no município de Quedas do Iguaçu e Solidor, em Espigão Alto do Iguaçu.

Desde da semana passada, mil assentados estão acampados em frente à prefeitura de Quedas do Iguaçu, exigindo autorização do IAP para iniciar a recuperação e abertura de estradas no assentamento. A má qualidade das estradas tem dificultado o transporte das crianças para a escola.

Outra questão urgente é a instalação da rede de energia elétrica, no assentamento. O serviço já foi autorizado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia), mas o IAP ainda não autorizou a passagem da rede nas áreas de mata.

Além, dos Sem Terra acampados em frente ao Incra, em Curitiba, outros 300 assentados continuam acampados em frente a prefeitura de Quedas do Iguaçu, e prometem manter o protesto por tempo indeterminado, até que a situação seja resolvida.