MST ocupa CDA na Bahia

Cerca de 500 trabalhadores rurais ligados ao MST, oriundos de diversas regiões do estado da Bahia, encontram-se acampados em frente à CDA (Coordenação de Desenvolvimento Agrário), em Ondina, Salvador-BA desde as 3h da manhã desta segunda-feira (12/05). Os Sem Terra promovem esta ocupação a fim de pressionar o governo do estado para o cumprimento do acordo realizado em abril do ano passado, quando o MST realizou uma marcha com 5 mil pessoas de Feira de Santana a Salvador e foi recebido publicamente pelo governador Jaques Wagner.

Em março deste ano, o movimento sem terra ocupou a Seagri com cerca de 3 mil pessoas, pressionando pelo cumprimento dos itens acordados. O governo sinalizou com novos prazos que até então não foram cumpridos. “A CDA é um ponto de partida, pretendemos debater também com a Seagri, a Semarh e com o Presidente Nacional do Incra, cuja presença exigimos” explica Evanildo Loures, integrante da direção estadual do MST. “Não vamos desmobilizar a ação até que o governo cumpra o que foi acordado”, completa.

A Bahia é um dos estados que tem o maior número de famílias acampadas, cerca de 25 mil em 228 acampamentos (dados de 2007). No ano passado, as 93 ocupações, ocorridas em 72 municípios, mobilizaram mais de 18 mil famílias. O acordo feito com o governo da Bahia prevê, entre outras coisas:

– Convênio de assistência técnica e capacitação;

– Recuperação de 5.000 casas;

– Construção de 3.000 casas;

– 11.013 ligações elétricas (foram realizadas apenas 2.176);

– 1.000 km de estradas;

– Contratação de equipe técnica para o Incra agilizar a vistoria de terras;

– Apoio às cadeias produtivas;

– Gestão do Governo do Estado junto ao Judiciário para resolver entraves relativos à obtenção de terras;

– Assentamento das famílias acampadas.