Assentados entregam alimentos para outras comunidades

Cerca de 400 assentados da reforma agrária de todo o Rio Grande do Sul entregaram na tarde desta quarta-feira (14/05) alimentos a famílias carentes de São Gabriel, da Fronteira Oeste. Ao todo, serão distribuídos 3 mil litros de leite e 30 ton de arroz, feijão, mandioca, batata e demais verduras e legumes para sete comunidades carentes da cidade.

Com a ação, os assentados mostram à população de São Gabriel os benefícios que a reforma agrária pode trazer à região. Latifúndios como o da Fazenda Southall, ao invés de produzir pouco e ainda para exportação, podem produzir alimentos.

Os agricultores também prestam solidariedade às famílias do Movimento Sem Terra (MST) que estão acampadas na Fazenda São Paulo II, área que está sendo adquirida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Na semana passada, as famílias foram revistadas pela Brigada Militar a pedido de ruralistas na região como uma forma de oprimir os sem terra.

Apoio Urbano

Durante a tarde, representantes de sindicatos e de federações de trabalhadores realizam panfletagem no comércio da cidade para falar dos benefícios que a criação de assentados pode trazer à região. Entre eles, está a geração de empregos diretos e indiretos, geração de renda e de verba com mais pessoas pagando impostos, o que conseqüentemente traz benefícios à população.

Na quinta-feira (15/05), acontece uma audiência pública para denunciar a opressão da Brigada Militar às famílias acampadas e a situação irregular da Fazenda Southall.