Assentamento no Ceará comemora 19° aniversário

No próximo sábado (24/05), o assentamento 25 de Maio, em Madalena, no Ceará, celebrará seus 19 anos de existência e luta. As festividades começam às 9h.

Habitam o assentamento 425 famílias, somando mais de 2 mil pessoas trabalhadoras do campo. Após quase duas décadas ocupando o local, as famílias conseguiram estruturar uma comunidade que já consegue produzir, educar e viver no assentamento.

Hoje, o 25 de Maio é o maior podutor de ovinos e bovinos da região, também o maior produtor de mamona do município.

Durantes esses anos, foram educados 200 trabalhadores com o trabalho desenvolvido por mais de 20 pedagogos do movimento, que implementam a educação do campo.

Outra bela experiência vivida pelo assentamento é a rádio comunitária 25 de Maio – FM 95,3 -, onde mais de 20 jovens aprendem e trabalham em informar toda a comunidade sobre acontecimentos que lhe dizem respeito.

O integrante da direção estadual do MST no Ceará, Marcelo Matos, diz que o movimento é reconhecido e respeitado pelo povo da cidade que, além disso, participa das lutas. “São 19 anos de muitas conquistas, mas a luta não pára por aqui. Muito ainda tem de ser feito. Disposição e oganização é o que não faltam para podermos dar o salto de qualidade esperado”, aponta.

Programação

Manhã: ato ecumênico, das 9 às 10h

Tarde: torneio de futebol

Noite: 19h – Mística de abertura e Ato público
20h – desfile da escolha da rainha do MST 2008
22h – festa dançante

As atividades da noite ocorrerão no Social Camponês Clube da comunidade.