Comunidade denuncia contaminação ambiental no RS

Da Redação

Agricultores assentados, famílias acampadas e a comunidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, realizam protesto na manhã de hoje contra a contaminação de um córrego que abastace a Comunidade de Águas Claras. O protesto tem início às 11h com uma caminhada. Por volta do meio-dia, a população realiza um ato público em frente à Escola Apolinário e segue para a nascente do rio, onde será recolhido o lixo.

A manifestação denuncia o crime ambiental que ocorre com o riacho que corta e abastece parte da Comunidade de Águas Claras. Moradores reclamam que lixo e esgoto não-tratado são jogados no manancial, contaminando assim a água e o meio ambiente e proliferando doenças. As famílias exigem ações dos governos locais em relação à limpeza e à manutenção do riacho.

O ato também manifesta apoio às 60 famílias que foram retiradas com violência pela Brigada Militar do acampamento que haviam montado nas margens da RS-040, em Viamão, na semana passada. Atualmente, os trabalhadores estão acampados em uma área cedida pelo Assentamento Filhos de Sepé, que fica no município.

Além de terem sido retiradas violentamente de uma área cedida sem mandado judicial, as famílias ainda foram acusadas de terem cometido crime ambiental. “Crime ambiental é o que ocorre hoje com o riacho que corta nossa comunidade. Ao invés de reprimirem e criminalizarem famílias que lutam por seus direitos, os governos deveriam melhorar nossa qualidade de vida, assim como das pessoas acampadas”, afirma a assentada Roseli.