Encontro reunirá entidades para discutir questão agrária em Curitiba

Da Redação

O ITGC (Instituto de Terras, Cartografia e Geociência) promove, de 25 a 27 de junho, na Universidade Federal do Paraná, o “II Encontro Terra e Cidadania”, em comemoração aos 30 anos da Lei de Terras do Estado do Paraná e 20 anos da Promulgação da Constituição Brasileira. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do ITGC.

O objetivo do encontro é resgatar a temática da questão agrária brasileira e latino-americana sob um olhar transdisciplinar, combinando técnica, subjetividade, meio ambiente, desenvolvimento social, movimentos sociais e cidadania.

O evento conta com a participação integrantes de movimentos sociais, membros da sociedade civil, organizações não-governamentais, estado e movimentos sociais, além de autoridades e especialistas das áreas jurídicas e ambientais.

Várias presenças já estão confirmadas: Procuradora do Estado do Paraná e Professora de Direito Ambiental da UFPR, Ana Cláudia Bento Graf, a Superintendente do INCRA/PR, Cláudia Sonda, Procuradora Geral do IBAMA, Cynthia Passos, o Procurador do Estado do Rio Grande do Sul, Jacques Távora Alfonsin, Procurador Geral do Estado do Paraná e Professor de Direito Agrário da PUC/PR, Carlos Frederico Marés de Souza Filho, entre outras autoridades que estarão se posicionando sobre diversas temáticas relacionadas à questão agrária no país.

Entre os temas que serão abordados estão os limites materiais da Reforma Agrária, a face visível da cidadania dos povos, a Regularização Fundiária e suas variáveis, Reforma Agrária e Meio Ambiente, Conflitos Agrários, as decisões liminares e suas repercussões. Na pauta, ainda estão incluídos o Estado e as organizações não governamentais na mediação dos conflitos fundiários, a Constituição, Direitos Humanos e Cidadania, a questão agrária no Brasil contemporâneo: da terra ao agronegócio, a Terra Quilombola e a reconstrução da cidadania negada e um outro olhar da Justiça sobre a terra.