Sem Terra denunciam favorecimento de empresa

Da Redação

Na madrugada deste domingo (08/06), 150 famílias do MST ocuparam e montaram acampamento em área das Várzeas de Sousa, na Paraíba. Os Sem Terra protestam contra a forma como está sendo conduzido o projeto do governo estadual de irrigação das terras sertanejas de Souza, localizada a 430 km de João Pessoa.

O projeto, que recebeu um financiamento maior que R$ 200 milhões, deveria ser destinado aos pequenos agricultores da região, mas está se revelando mais uma das benesses voltadas às grandes empresas da região.

A área ocupada corresponde a um lote de mil hectares pertencente ao Governo do Estado da Paraíba, mas que já vem sendo almejado pelo Grupo Santana, para a expansão de sua produção na região.

Dos 5 mil hectares das terras destinadas ao projeto, 20% foi adquirida por licitação pelo Grupo Santana Sementes, empresa produtora de grãos destinados à exportação. Essa empresa além de usar agrotóxicos pulverizados por avião, gerou grande desmatamento na área durante o preparo da terra para a plantação de algodão, girassol e milho, todos destinados à exportação. A sua matriz se localiza no Rio Grande do Norte e possui varias filiais espalhadas pelos estados brasileiros.