Trabalhadores protestam contra expansão da cana no ES

Cerca de 500 trabalhadores da Via Campesina realizam um protesto contra a expansão do monocultivo da cana-de-açúcar no ES. A mobilização está ocorrendo no município de Montanha, onde será instalada uma nova usina, pertencente à empresa estrangeira Infinity Bio-Energy, companhia criada em 2006 e sediada na Ilha das Bermudas, e que já comprou todas as usinas de cana do norte do ES.

Estima-se que, para a região norte do Espírito Santo, que já conta com 40 mil hectares de cana plantados, seja dobrada a área de plantio dessa monocultura nos próximos anos. Isso está sendo estimulado tanto pela instalação da empresa Infinity Bio-Energy, que pretende tornar-se líder mundial na produção e distribuição de álcool e outros biocombustíveis; quanto pelo governo do estado, que apontou a meta de ampliação em 133% da produção de álcool, conforme o Plano Estratégico de Agricultura Capixaba (PEDEAG). Vale ressaltar que nessa mesma quantidade de área de ampliação da monocultura da cana seria possível assentar cerca de 10 mil famílias Sem Terra no ES.

A expansão da produção de cana acarreta inúmeras conseqüências para a população. Além de concentrar terra, aumentar a exploração dos assalariados rurais e do trabalho escravo e contaminar o meio ambiente, essa monocultura substitui áreas de plantio de alimentos, como arroz, feijão, mandioca, encarecendo o preço desses produtos e dificultando principalmente a vida de quem vive nos grandes centros urbanos.

Com o objetivo de dialogar com a população local, a Via Campesina fará na manhã de hoje (10/06) uma caminhada pelo município de Montanha, distribuindo panfletos e alimentos da agricultura camponesa.

A mobilização faz parte da Jornada de Lutas da Via Campesina, que ocorre em âmbito nacional. As atividades no ES irão continuar hoje à tarde com um ato na capital (Vitória) contra a alta no preço dos alimentos e o controle das transnacionais sobre o país.