Via Campesina ocupa fazenda de cana na Paraíba

Na madrugada desta terça-feira (10/06) mais de 200 trabalhadores rurais da Via Campesina, ocuparam a Fazenda Nossa Senhora de Lourdes localizada a 5km da cidade de Mari ,propriedade de Carlos Ribeiro Coutinho. Essa fazenda possui 1100 hectares todo tomado pela cana, e é arrendada a Usina Jacungu.

Os integrantes da Via Campesina denunciam o modelo agrícola agroexportar, e a opção do governo por ele. Expandido a monocultura da cana de açúcar, cada vez menos terra sobra para ser feito a Reforma Agrária e para a produção de alimentos.

A produção de cana em grandes latifúndios monocultores gera grande destruição do solo e do meio ambiente, pois é intenso a quantidades de agrotóxicos (venenos) usados nessas plantações, isso sem falar nas queimadas que libera grande quantidade de CO2 contribuindo para o aquecimento global. Além da degradação ambiental, a monocultura canavieira quando gera emprego são estes completamente degradantes (bóia-fria) que desrespeita as leis trabalhistas e os direitos humanos, mas com a tecnologia excludente o uso de maquinas nessa produção está começando a não precisar de tanta mão-de-obra. Esse modelo só faz concentrar riqueza nas mãos dos mais ricos enquanto aumenta a desigualdade e a pobreza da população.

Grandes áreas são tomadas por essa monocultura, tomando terras que deveria produzir arroz, feijão, mandioca, alimentos básicos na alimentação da classe trabalhadora. Dessa forma, as conseqüências já são visíveis, pois estamos passando pelo momento em que os alimentos estão alçando altos preços, isso devido a poucas terras cultiváveis com eles, e a opção do governo por produzir em grandes extensões de terra soja, cana, eucalipto destinados para a exportação.

A alternativa a essa crise dos alimentos, é o nosso projeto para o campo, baseado na agricultura camponesa e na Reforma Agrária, com o uso da agroecologia , respeitando o meio ambiente e não usando venenos, com produção agrícola na forma de policultura produtora de alimentos destinado ao mercado interno. Defendemos uma agricultura que gere distribuição de renda e fixação das pessoas no meio rural.

A Via Campesina é uma organização formada por vários movimentos sociais do campo, que juntos lutam pela defesa da agricultura camponesa e da reforma agrária, os movimentos que a compõem no estado da Paraíba são: MST (Mov. dos Sem Terra), MAB (Mov. dos Atingidos por Barragens), CPT (Comissão Pastoral da Terra), PJR (Pastoral da Juventude Rural).

Ocupação nas Várzeas de Sousa

As 150 famílias Sem Terra que ocuparam no domingo terra nas Várzeas de Sousa ainda permanecem acampadas no local denunciando a opção do governo de expandir o agronegócio nesta região dando vários privilégios ao Grupo Santana Sementes. Desde domingo os fiscais da área estão fazendo varias ameaças às famílias acampadas, mas elas permaneceram resistindo no local.