Movimentos do campo e da cidade protestam no Wal Mart e Carrefour

Cerca de 300 integrantes da Via Campesina e de movimentos urbanos, como a Intersindical, CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais), Passe Livre e movimento estudanti do Espírito Santol realizaram na terça-feira (10/06) uma mobilização em frente às redes estrangeiras de supermercado, Wal Mart e Carrefour. A atividade ocorreu na capital do estado, Vitória, e faz parte da Jornada de Lutas da Via Campesina.

A atividade iniciou-se com uma caminhada pela cidade, acompanhada de um panelaço, e foi marcada por um protesto em frente a essas duas redes de supermercado, que detêm o controle do comércio mundial de alimentos, desde o preço até os fornecedores. Em frente ao Walmart, foi montada uma mesa com alimentos da agricultura camponesa, a fim de demonstrar que essa é a
alternativa para conter a grande alta no preço dos alimentos.

O ato questionava justamente a alta no preço dos alimentos e o controle das empresas estrangeiras no território brasileiro.

Na parte da manhã, uma mobilização no município de Montanha, norte do ES, marcou o protesto da Via Campesina em relação à expansão da cana-de-açúcar no estado.