Vídeo registra a violência da polícia gaúcha

Durante marcha em protesto à corrupção no Governo de Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, realizada na quarta-feira (11/06), em Porto Alegre, manifestantes de diversos movimentos sociais são violentamente reprimidos pela Brigada Militar. Veja as imagens da agressão registradas pela Via Campesina.

Brigada Militar Agride Manifestantes em Porto Alegre

Leia também a moção de repúdio publicada pela CUT:

Abuso e corrupção no RS

A Direção Executiva da CUT Nacional, reunida no dias 10 e 11 de junho, em São Paulo, expressa seu apoio à ação da CUT-RS que, articulada aos movimentos sociais do Rio Grande do Sul, está realizando um conjunto de mobilizações contra a corrupção no governo Yeda/Feijó e contra o desmonte do Estado.

É lamentável a forma como os movimentos sociais vêm sendo tratados neste Estado, no qual a orientação da política de segurança é a repressão aos movimentos sociais. Neste momento, talo conduta recrudesce, como visto na capital gaúcha ontem. Mobilizações pacíficas contra a corrupção no governo Yeda, em defesa do fortalecimento do Estado e do aprofundamento da democracia no Estado foram reprimidas com a utilização de bombas de gás lacrimogênio e balas de borracha contra os manifestantes. As cenas de ontem não são caso isolado; a Brigada Militar tem agido assim ao longo dos últimos anos.