Sem Terra protestam contra violência de usineiro em Pernambuco

Cerca de 150 trabalhadores rurais Sem Terra do MST e da CPT (Comissão Pastoral da Terra) realizaram hoje (20/06) pela manhã, um protesto na Usina Olho D’água. Eles vivem nos acampamentos de Cana Brava, Passagem e Guararapes, em Aliança, zona da mata norte de Pernambuco.

O protesto foi em resposta à violência dos seguranças e capangas da Usina que, há mais de uma semana, destroem as lavouras e plantações dos trabalhadores para que seja feito o plantio de cana-de-açúcar. Segundo relatos de habitantes do local, essa violência não é de hoje. Há mais de cinco anos, os trabalhadores vêm resistindo às ameaças e destruições promovidas pelos capangas da Usina.

Há mais de uma semana os trabalhadores denunciam a violência ao Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de Pernambuco, mas até agora nenhuma providência foi tomada. No protesto de hoje os trabalhadores pararam as máquinas da Usina e queimaram cinco veículos.

Nesse momento três viaturas do GOI e uma da policia militar, juntamente com cinco motos e dois carros com seguranças da Usina, cercam o acampamento Guararapes, onde estão as famílias que realizaram o protesto. Os policiais e seguranças ameaçam invadir o acampamento e existe o risco de um conflito.

Aproximadamente 100 famílias Sem Terra vivem no local junto com alguns antigos moradores do engenho. A área já foi vistoriada pelo Incra e já entrou em processo de desapropriação, mesmo assim, os agricultores sofrem a ameaça da expansão do monocultivo da cana-de-açúcar e da
violência promovida pela milícia privada dos usineiros da região.